23 fevereiro 2024

Brasil bate recorde de exportação de soja em janeiro

No mês de janeiro deste ano, o complexo soja no Brasil atingiu o recorde histórico de exportação de soja com 2,6 milhões de toneladas de grãos. Essa análise foi realizada faltando três dias para o encerramento dos embarques e mostra um crescimento de mais de 200% em comparação com janeiro de 2023, que registrou 830 mil toneladas exportadas.

Além dos grãos, houve crescimento também nas exportações do farelo de soja que passou de 1,4 milhão de toneladas em janeiro de 2023 para 1,9 milhão em janeiro de 2024, representando um crescimento superior a 30%. 

Desafios da soja

O óleo de soja enfrentou desafios em janeiro deste ano, com a exportação passando de 210 mil toneladas para 50 mil toneladas no mês. Especialistas do agronegócio consideram que a queda nas exportações do óleo de soja tem relação com a retenção da soja pelo produtor, que esperava uma reação nos preços em Chicago e do dólar, mas que não aconteceu.

O resultado do impacto nas exportações de soja se tornarão mais evidentes na segunda quinzena de fevereiro, quando deverão ocorrer avanços nas regiões produtoras, como o Paraná, Rio Grande do Sul e o Mato Grosso.